Notícias

O artigo “Café sem compromisso”: uma perspectiva etnomusicológica sobre a criatividade como suporte ao enfrentamento do câncer, escrito por Luciene Mourige Barbosa e Luciano Nazario foi publicado na revista Mosaico (UFPel). Este texto conta a história de Risomá, contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, que recebeu o diagnóstico de câncer. A partir da experiência dele, o artigo mostra como a música e a criatividade ajudaram a enfrentar a doença e a manter o sentido da vida. Um dos destaques é o "Café sem Compromisso", um encontro semanal criado por Risomá, onde amigos se reúnem para tocar música, conversar e se apoiar mutuamente. O estudo mostra que a criatividade não serviu apenas como consolo, mas também como uma forma de transformar a dor em força, criando novas maneiras de viver, se relacionar e fazer música.

A visibilidade que o Grupo de Estudos sobre Criatividade em Música têm adquirido através de suas pesquisas e publicações foi vista pela equipe do Arts and Communication Journal, revista de acesso aberto de Singapura. A equipe contactor o coordenador do grupo e solicitou a publicação gratuída de um estudo inédito. O trabalho "The Musical Creation Lab as an Environment for Free Expression: An Ethnographic Observation of Creative Dynamics" foi desenvolvido e escrito pela antropóloga Me. Luciene Mourige em parceria com o coordenador do grupo Dr. Luciano Nazario. O artigo será publicado ainda em 2024 e discorrerá, a partir da perspectiva da Antropologia das Emoções, sobre as vivências dos músicos voluntários que participaram do Laboratório de Criação Musical entre outubro e dezembro de 2023.

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através da Diretoria de Arte e Cultura (DAC), torna público o processo de seleção de participantes para o curso de capacitação Tópicos Especiais em Criatividade Musical. As vagas são abertas a graduados em Música em suas diversas subáreas (educação musical, performance, composição, musicologia entre outras), técnicos com formação completa comprovada em música (conservatório, escolas de música, institutos federais entre outros) e profissionais da música que não possuem certificação formal na área, mas que atuam como professores de música em ambientes educacionais (como regentes de banda, professores de instrumentos entre outros), com ou sem vínculo com a FURG. O período para inscrições é de 5 a 23 de agosto de 2024. O curso Tópicos especiais em Criatividade Musical é uma atividade educacional de capacitação que envolve atividades diretas de ensino, pesquisa e extensão. O curso busca o desenvolvimento de competências voltadas para a práxis da criatividade musical. O foco do curso está no aprimoramento técnico, ou seja, no aprendizado de ferramentas e metodologias fundamentais para o desenvolvimento da criatividade musical. Os participantes serão instrumentalizados com ferramentas para seu autodesenvolvimento criativo e para a promoção de uma pedagogia mais humana e voltada para o aprimoramento criativo de seus estudantes. As inscrições devem ser realizadas através do Sistema de Inscrições da FURG: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/2438

 

Foi aprovado para publicação o artigo "Para além da provocação de Jauss: da estética literária à estética musical. O artigo foi escrito em parceria com a Gabrielle Lauria, estudante do curso de Letras (Português) da FURG. O texto trata sobre os pontos de convergência entre as abordagens da estética da recepção proposta por Jauss no campo da literatura e música, perscrutando até que ponto a leitura de uma obra literária pode se assimilar à leitura de uma obra musical. Metodologicamente, os(as) autores(as) deste estudo conduziram uma investigação bibliográfica que se concentrou na literatura científica nacional, abordando dois aspectos principais: (a) a utilização da estética da recepção proposta por Jauss como viés teórico e analítico, e (b) o enfoque em usos específicos da abordagem da estética da recepção de Jauss tanto em textos literários quanto musicais. Os resultados revelaram semelhanças nos processos de recepção em ambos os campos de estudo, uma vez que estes compartilham características semelhantes de horizontes de expectativas, bem como a presença das categorias fundamentais de poiesis, aisthesis e karthasis. Além disso, ambos os campos estão sujeitos a críticas que variam de acordo com a perspectiva adotada, seja ela moderna ou pós-moderna. O artigo será publicado no periódico "Linguagens - revista de Letras, Artes e Comunciação" da Universidade de Blumenau (FURB).

 

O artigo Intersecções entre Neoliberalismo e Criatividade Musical: Uma análise histórica será publicado na revista "Temporalidades", periódico da pós-graduação em história da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Neste estudo, os autores Luciano Nazario e Rheuren Lourenço apresentam uma visão global do panorama histórico e sociocultural que regeu o entendimento de criatividade musical no ocidente, vislumbrando os elementos que possibilitaram a emergência de um “sentido neoliberal de criatividade” e suas ações no campo da música.

 

 

 

Encontra-se disponível os resultados da pesquisa realizada na Universidade de Würzburg (Alemanha) através da publicação do artigo "Fatores Facilitadores e Inibidores da Criatividade Musical: Por uma pedagogia da ressignificação" (Revista da ABEM, v. 30, n. 2).

Link para acesso: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/1127

 

 

Encontra-se publicado o ensaio que trata sobre a abordagem do Laboratório de Criação Musical desenvolvido durante a pesquisa conjunta realizada por este grupo. O ensaio foi publicado no livro: "ENCONTROS, CONVERSAS E PARTILHAS SOBRE MÚSICA E EDUCAÇÃO MUSICAL DAC Instrumental 2020". Neste ensaio, o pesquisador Dr. Luciano Nazario apresenta uma discussão epistomológica e metodológica sobre a criatividade musical, além de detalhar as bases musicais, psicológicas e sociais trabalhadas durante as atividades educacionais.

Link para acesso ao livro e ao ensaio: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10545?fbclid=IwAR3glX8mgeoH7GMjWCswy1dPh7UAVUYcWIvTuZZD-QB3s6Ddn_ANk6fDWpc

 

 

De outubro a dezembro de 2021 o Dr. Luciano Nazario, lider do grupo deste grupo de pesquisa, realizou uma investigação na Universidade de Würzburg (Alemanha). A investigação foi financiada pela Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Durante sua estudadia, o pesquisador realizou workshops de criação musical junto a um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação em música. Os resultados desta investigação foram apresentados no seminário internacional Forschungsseminar Ethnomusikologie, sediado nesta universidade.

 

O artigo Neoliberalismo e a Construção do Sujeito Criativo, escrito pelos pesquisadores Leonardo Ultramari, Luciano Nazario, Benjamin Pacce e Eduardo Martins foi aceito para ser publicado no periódico "Psicologia & Sociedade" (Qualis CAPES A2). Neste texto, buscamos demonstrar os mecanismos discursivos através dos quais a sociedade contemporânea produz a categoria “sujeito criativo”. Para isso, interrogamos, por meio de uma abordagem interdisciplinar, as relações entre o neoliberalismo e o sujeito. Nossa principal contribuição em relação a outros estudos sobre o tema consiste na compreensão do sujeito criativo como uma categoria discursiva, o que tem forte potencial de transformar os modos de compreender a criatividade nas suas relações com a cultura e com as formas de laço social.

O artigo "The Production of Broad and Strict Senses in the Discourse on Musical Creativity and their Influences on the Selfconcept of Musicians as Creative" escrito pelo músico Luciano Nazario e os estudantes de psicologia Leonardo Ultramari e Benjamin Pacce foi publicado no periódico Psychology of Music (UK), um dos periódicos de mais alto impacto internacionalmente na área da música. Neste artigo apresentamos uma análise dos sistemas de crenças e valores que os indivíduos imprimem em relação a criatividade musical. A partir da perspectiva da análise do discurso proposta por Fairclough, buscamos compreender como os indivíduos constroem os sentidos estrito e lato de criatividade e como tais sentidos impactam em suas autoconcepções como sujeitos criativos.

O artigo "Freedom as a Trigger for Musical Creativity" escrito pelo músico Luciano Nazario foi publicado no periódico Research Studies in Music Education (UK), periódico que se encontra em sexto lugar no rancking de periódicos de mais alto impacto no mundo na área da músca. Este artigo apresenta dados contundentes de que a liberdade em música pode estimular o desenvolvimento criativo dos estudantes, minimizando pensamentos disfuncionais e promovendo um autoconceito mais positivo.