O Grupo de Estudos sobre Criatividade em Música foi criado em novembro de 2017 e tem por objetivo compreender a complexidade dos fenômenos envolvidos tanto no desenvolvimento quanto na inibição da criatividade em música.
Por meio de uma equipe transdisciplinar, busca-se obter uma visão mais holística sobre esse assunto, envolvendo o estudo da música em seus aspectos educacionais, psicológicos, culturais e sociais.
A partir da linha de pesquisa intitulada Artes musicais – processos criativos e subjetividade, o grupo busca compreender as relações do ato criativo no interior da subjetividade e intersubjetividade humana.
Na linha de pesquisa Criatividade musical na sociedade, cultura e história o grupo dedica-se aos estudos sobre os aspectos externos e seus impactos na criatividade musical. Busca-se, nesta linha, compreender o lugar da sociedade, cultura e história (em seu contexto macro e micro) nas potencialidades e barreiras à criatividade humana, em especial, ao fazer artístico musical.
Como resultado de ambas estas linhas de pesquisa, encontra-se em andamento o projeto pedagógico intitulado A liberdade como Potência ao Desenvolvimento Criativo, o qual tem por objetivo investigar as condições e os processos associados à liberdade criativa em música e o efeito destas na aprendizagem, no desenvolvimento criativo e na expressividade artística. A partir deste projeto, tem sido desenvolvido uma oficina de música intitulada Liberdade Criativa, a qual propõe uma série de métodos que permitem a identificação e implementação de ações para resolver problemas relacionados à inibição criativa em música.