PUBLICAÇÕES

2023

Nazario, L. C., Lourenço, R. Intersecções entre Neoliberalismo e Criatividade Musical: Uma análise histórica. Temporalidades, v. 15, n. 1, p. 423-444. Link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/41609

2022

Nazario, L. C. (2022) Fatores Facilitadores e Inibidores da Criatividade Musical: Por uma pedagogia da ressignificação. Revista da ABEM, v. 30, n. 2, p. 1-24. http://doi.org/10.33054/ABEM202230205

Ultramari, L. R. ; Nazario, L. C. ; Pacce, B. D. ; Martins, E. T. (2022) Neoliberalismo e a construção do sujeito criativo. Psicologia & Sociedade (ONLINE), v. 34, p. 1-17. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2022v34250709

Nazario, L. C. (2022): Laboratório de criação musical: Algumas reflexões sobre a manifestação Criativa em música. In: Nazario, L.C.; AMARAL, D. (Orgs.) Encontros, Conversas e Partilhas Sobre Música e Educação Musical DAC Instrumental 2020 (pp. 9-34), Rio Grande: EDIGRAF.

Nazario, L. C. (2022). Freedom as a trigger for musical creativity. Research Studies in Music Education44(1), 192–204. https://doi.org/10.1177/1321103X20974805

2021

Nazario, L C., Ultramari, L. R., & Pacce, B. (2021). The production of broad and strict senses in the discourse on musical creativity and their influences on the self-concept of musicians as creative. Psychology of Music49(6), 1686–1700. https://doi.org/10.1177/0305735620973435

2019

Nazario, L. C.; Martins, E. T.; Martins, A. S. R. (2019) O modelo cognitivo de Beck como ferramenta de identificação de crenças relacionadas à inibição criativa em música. Revista da Abem, v. 27, n. 43, p. 62-80.

Link:http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/839

2018

Nazario, L. C. (2018):  A Metodologia Grounded Theory Aplicada na Pesquisa em Música: Um Exemplo Prático. Revista do Programa de Pós-graduação em Música CEART/UDESC (ORFEU), 3 (2): 239-260.

Link:http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018239

Nazario, L. C. (2018): Vivências de Ensino e Aprendizagem em um Laboratório de Criação Musical: Caminhos para a Construção de uma Pedagogia da Criatividade. 11º Encontro de Educação Musical da Unicamp. Universidade Estadual de Campinas, 221-229.

Link:https://www.dropbox.com/sh/mmcrltgw955sorz/AADTdSDHzORqyPsrhObWbdnfa/Viv%C3%AAncias%20de%20ensino%20e%20aprendizagem%20em%20um%20laborat%C3%B3rio%20de%20cria%C3%A7%C3%A3o%20musical.pdf?dl=0

2017

Nazario, L.C. (2017): Práticas de Criação Musical em Ambientes de Ensino Coletivo Aplicando Processos Heurísticos: Uma Teoria Substantiva. Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas. (online resource), 352 pp.

Link: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322091

2016

Nazario, L. C. (2016): A Descoberta pela Invenção: Prolegômenos a uma Teoria Substantiva. 26º Congresso Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), Universidade Federal de Minas Gerais.

Link:https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/26anppom/bh2016/paper/view/3953

Barbosa, M.A., Mannis, J.A., Nazario, L.C. (2016) Aplicação Experimental e Validação da Metodologia da Teoria Fundamentada nos Dados no Estudo de Atividades Pedagógicas Musicais Empregando Processos Criativos em Cursos Permanentes da Escola Livre de Música CIDDIC-UNICAMP). 29º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Campinas.

Link:https://proceedings.science/unicamp-pibic/pibic-2016/papers/aplicacao-experimental-e-validacao-de-metodologia-da-teoria-fundamentada-nos-dados-no-estudo-de-atividades-pedagogicas-m?lang=pt-br#

2015

Nazario, L. C. Mannis, J. A. (2015): Complex Relationships Involved in Music Making: Results Founded in Music Invention Laboratory Practices applied in Music Education. Literacy Information and Computer Education Journal (LICEJ), 6, 2069-2076.

Link: https://infonomics-society.org/licej/published-papers/volume-6-2015/

2014

Nazario, L. C. Mannis, J. A. (2014): Entre Explorações e Invenções: Vislumbrando um Modelo Referencial para o Desenvolvimento Criativo em Ambientes de Ensino Coletivo. Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), 22, 65-76.

Link:http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/462

Nazario, L. C.  (2014): Laboratório de Criação Musical: Um Estudo Exploratório. 9º Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Universidade Federal do Espírito Santo.

Link: http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/regional_sudeste/regional_sudeste/paper/view/775/237

Nazario, L. C. (2014): Educação Musical e Criatividade: Propostas para o Desenvolvimento Criativo em Ambientes Coletivos de Banda de Música. Revista da Faculdade de Belas Artes da Universidade Pedagógica Nacional, Colômbia - (Pensamiento) (palabra) y obra, 12, 68-77.

Link: http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/revistafba/article/view/2303