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O artigo Intersecções entre Neoliberalismo e Criatividade Musical: Uma análise histórica será publicado na revista "Temporalidades", periódico da pós-graduação em história da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Neste estudo, os autores Luciano Nazario e Rheuren Lourenço apresentam uma visão global do panorama histórico e sociocultural que regeu o entendimento de criatividade musical no ocidente, vislumbrando os elementos que possibilitaram a emergência de um “sentido neoliberal de criatividade” e suas ações no campo da música.

 

 

Encontra-se disponível os resultados da pesquisa realizada na Universidade de Würzburg (Alemanha) através da publicação do artigo "Fatores Facilitadores e Inibidores da Criatividade Musical: Por uma pedagogia da ressignificação" (Revista da ABEM, v. 30, n. 2).

 Link para acesso: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/1127

 

Encontra-se publicado o ensaio que trata sobre a abordagem do Laboratório de Criação Musical desenvolvido durante a pesquisa conjunta realizada por este grupo. O ensaio foi publicado no livro: ENCONTROS, CONVERSAS E PARTILHAS SOBRE MÚSICA E EDUCAÇÃO MUSICAL DAC Instrumental 2020. Neste ensaio, o pesquisador Dr. Luciano Nazario apresenta uma discussão epistomológica e metodológica sobre a criatividade musical, além de detalhar as bases musicais, psicológicas e sociais trabalhadas durante as atividades educacionais. Link para acesso ao livro e ao ensaio: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10545?fbclid=IwAR3glX8mgeoH7GMjWCswy1dPh7UAVUYcWIvTuZZD-QB3s6Ddn_ANk6fDWpc

 

 

O artigo Neoliberalismo e a Construção do Sujeito Criativo, escrito pelos pesquisadores Leonardo Ultramari, Luciano Nazario, Benjamin Pacce e Eduardo Martins foi aceito para ser publicado no periódico "Psicologia & Sociedade" (Qualis CAPES A2). Neste texto, buscamos demonstrar os mecanismos discursivos através dos quais a sociedade contemporânea produz a categoria “sujeito criativo”. Para isso, interrogamos, por meio de uma abordagem interdisciplinar, as relações entre o neoliberalismo e o sujeito. Nossa principal contribuição em relação a outros estudos sobre o tema consiste na compreensão do sujeito criativo como uma categoria discursiva, o que tem forte potencial de transformar os modos de compreender a criatividade nas suas relações com a cultura e com as formas de laço social.

De outubro a dezembro de 2021 o Dr. Luciano Nazario, lider do grupo deste grupo de pesquisa, realizou uma investigação na Universidade de Würzburg (Alemanha). A investigação foi financiada pela Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Durante sua estudadia, o pesquisador realizou workshops de criação musical junto a um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação em música. Os resultados desta investigação foram apresentados no seminário internacional Forschungsseminar Ethnomusikologie, sediado nesta universidade.

O artigo "The Production of Broad and Strict Senses in the Discourse on Musical Creativity and their Influences on the Selfconcept of Musicians as Creative" escrito pelo músico Luciano Nazario e os estudantes de psicologia Leonardo Ultramari e Benjamin Pacce foi publicado no periódico Psychology of Music (UK), um dos periódicos de mais alto impacto internacionalmente na área da música. Neste artigo apresentamos uma análise dos sistemas de crenças e valores que os indivíduos imprimem em relação a criatividade musical. A partir da perspectiva da análise do discurso proposta por Fairclough, buscamos compreender como os indivíduos constroem os sentidos estrito e lato de criatividade e como tais sentidos impactam em suas autoconcepções como sujeitos criativos.

O artigo "Freedom as a Trigger for Musical Creativity" escrito pelo músico Luciano Nazario foi publicado no periódico Research Studies in Music Education (UK), periódico que se encontra em sexto lugar no rancking de periódicos de mais alto impacto no mundo na área da músca. Este artigo apresenta dados contundentes de que a liberdade em música pode estimular o desenvolvimento criativo dos estudantes, minimizando pensamentos disfuncionais e promovendo um autoconceito mais positivo.

Em nossos recentes estudos verificamos que muitas são as situações que podem imprimir valores e influenciar o comportamento criativo dos indivíduos. Por essa razão, rastrear, identificar valores, pensamentos e crenças que os estudantes trazem consigo é fundamental em uma pedagogia que busca o conhecimento através da consideração das construções subjetivas que os sujeitos trazem consigo. Esse grupo de pesquisa propõe uma visão pedagógica inovadora ao apresentar o modelo cognitivo de Beck como uma ferramenta que irá contribuir para que os estudantes reflitam e questionem sobre eventuais pensamentos disfuncionais que estes venham a ter sobre suas capacidades musicais. O artigo "O modelo cognitivo de Beck como ferramenta de identificação de crenças relacionadas à inibição criativa em música", escrito por Luciano Nazario, Alex Martins e Eduardo Martins, está disponível na principal revista de educação musical no Brasil: a revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), na edição número 43, volume 27.

Artigo sobre a Grounded Theory

Publicado em dezembro de 2018 o artigo que trata sobre a metodologia Grounded Theory e sua aplicação em música. O emprego dessa metodologia na área da música ainda é uma prática pouco comum no Brasil. Acesse o link abaixo para a leitura do artigo:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018239