Colaboradores

 

                                                                     CURRÍCULO

 

Luciano da Costa Nazario é pesquisador, educador, violonista, compositor e arranjador. Bacharel em música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em composição musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Música na área de Teoria, Criação e Prática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui composições e arranjos estreados por importantes formações instrumentais no Brasil, tais como: Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (BA), Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas (SP), Banda Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (SP) e Big Band da Universidade Federal do Rio Grande (RS). Como pesquisador, preocupa-se em investigar processos criativos em música, buscando desenvolver, aperfeiçoar e difundir técnicas, métodos e procedimentos que desenvolvam a capacidade criativa dos estudantes. A partir dessas ações, publicou artigos em periódicos especializados no Brasil, Colômbia e Reino Unido, além de realizar apresentações orais, palestras e workshops tratando sobre a criatividade em música em eventos científicos e educacionais no Brasil, Argentina, Irlanda, Costa Rica, Peru, Alemanha e China.

 (Dr. Luciano Nazario é lider e coordenador do grupo)

CV2.pdf (CV in English)


 

  CURRÍCULO

José Daniel Telles dos Santos atua como violonista, pesquisador e professor de música. Teve sua vida transformada pelo ensino público gratuito e acredito na construção de um mundo melhor através da arte e da educação. Natural do Taim, região dos campos neutrais no extremo sul do Brasil, trabalhou como agricultor até seus 17 anos, quando migrou com sua família para a cidade de Rio Grande. É formado pelo Curso Técnico em Informática do Colégio Técnico Industrial da FURG (1999-2003). Porém, sua paixão pela música, fez com que iniciasse seus estudos ao violão com o professor Luciano Nazario na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos (2000-2003). Posteriormente, graduou-se Bacharel em Música-Violão (2010) e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2012). É professor adjunto do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, onde coordena o projeto “Camerata Pampeana de Violões” e pesquisador colaborador do Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança (Inet-MD) da Universidade de Aveiro em Portugal. Como produtor cultural, organizou diversos eventos artístico-pedagógicos no sul do Brasil, como a série “Violões do Sul” (2007-2011), o “I Festival Internacional de Violão do Mercosul” (2013), os Concertos Didáticos “Música sem Fronteiras” (2014) da FUNARTE e o “I Seminário Internacional de Violão do Pampa” (2017). Desde 2009, integra o “Latino-América Duo” em parceria com o violonista gaúcho Alexandre Simon. Com este projeto, lançou um disco homônimo em 2017, indicado ao Prêmio Açorianos, tendo realizado concertos no Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha e Alemanha. Recentemente, publicou pela editora Café Pequeno, o livro “O Violão Pampeano de Lucio Yanel: Memórias de um fazer musical no Sul do Brasil”, fruto de uma pesquisa sobre a vida e a obra do violonista argentino realizada ao longo dos últimos 15 anos.

  CURRÍCULO
  Mestre em Interpretação Musical, na Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a orientação do professor Daniel Wolff. Formou-se no conservatório Antonio María Valencia de Cali, Colômbia onde obteve mérito sob a orientação do professor Gustavo Niño. 

 

                      

                                                                                   CURRÍCULO

            

Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), bacharel em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e tecnóloga em Fotografia pela Universidade Paulista (UNIP).   

 

 

 

 

 

 

         

CURRÍCULO     

Doutoranda em Música, área de concentração Processos de Criação Musical, linha de investigação em Questões Interpretativas pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu intensa atividade de pesquisa nas áreas de filosofia e comunicação como bolsista CNPq e Capes. Atualmente dedica-se à pesquisa de música espanhola e hermenêutica. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-(UFRGS) é bacharel em Piano pelo Curso Superior de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e jornalista pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Desenvolve o ensino de teoria e prática do instrumento desde o período de 2007, onde foi professora da Oficina Especial de Teclado e Piano do Conservatório de Música da UFPel e em 2018-2020 como professora temporária do Curso de Música (Licenciatura) da Universidade Federal do Pampa-(Unipampa)- em Bagé, RS.

Em 2021, recebeu o prêmio Mestra Griô Sirley Amaro do Instituto Trocando Idéia e Secretaria Especial da Cultura do RS por sua trajetória artística musical. Apresenta-se artisticamente como recitalista na cidade de Pelotas e região sul em formações solo e de conjunto. Foi selecionada e contemplada com a gravação de um CD em concurso do Projeto Pro Cultura da Prefeitura Municipal de Pelotas, em 2015. O CD Camerata Novitango é uma execução de repertório latino americano e brasileiro em formação de conjunto composta por piano, bandoneon, violino e voz com algumas composições próprias juntamente com Possidonio Tavares, Renam Leme e Angela Pachon. Também integra o inovador Quarteto Rosa Flor com Virginia Tavares, Julia Alves e Rosalia Hernandez: formação exclusivamente feminina com piano, violão, flauta e voz em uma proposta de retomar o universo feminino na música do pampa com releituras e arranjos próprios de músicas regionais e latinas com a colaboração do arranjador e violonista Fernando Silveira Filho.

      

 

 

 

 

 

    CURRÍCULO

  

Psicóloga formada no ano de 2019, possui experiência com a psicologia clínica desde 2018 com os estágios de psicologia clínica da faculdade. Atualmente trabalha ainda na Psicologia clínica como psicoterapeuta de Orientação Psicanalítica e cursa o mestrado em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Tem envolvimento com a música desde que ainda era muito nova em corais de igreja, após como integrante de bandas, e no momento utiliza a música, em específico, canto e violão, como hobby. Enxerga na criatividade musical possibilidade de auto expressão, ferramenta terapêutica, valorização da arte e da criatividade. A criatividade musical instiga o interesse pela comunicação, considerando- a como a principal via de transformação e de produção potente para uma vida com mais saúde e qualidade de vida para as pessoas e para o social. Possui também extensa curiosidade sobre a música e as diferentes formas de criatividades musicais e artísticas, visto que há interligação direta com os afetos que se encontram congruentes à sua formação acadêmica.

 

 

 

                                                                                         

  

         CURRÍCULO

 

Psicóloga (orientação analítica junguiana), formada em psicologia desde 2021 e atuando na área clínica desde outubro desse mesmo ano. Estuda e possui interesse em arteterapia, incluindo algumas técnicas em sua prática clínica. A arte, em suas variadas formas, sempre foi uma parte essencial de sua vida, assim como os processos criativos e expressivos no geral.

 

 

 

 

CURRÍCULO 

Bacharel em Psicologia pela faculdade Anhanguera do Rio Grande, concluídos no ano de 2019. Durante a graduação obteve algumas experiências em instituições de ensino. Atualmente, realiza especialização em Fundamentos da Psicanálise Clinica na ESPE, busca profissionalmente na literatura, além de conhecimento, uma maneira de apreciar a arte. Trabalha com crianças, adolescentes e adultos, tendo o cuidado de respeitar o tempo do paciente e realizar intervenções sempre que necessário para assim poder dar sequencia ao tratamento. Seu trabalho é baseado na técnica da psicanálise, onde a associação livre é a principal ferramenta para acessar os pacientes e assim poder ajudá-los. Com as crianças e adolescentes a principal ferramenta é o trabalho lúdico, realizado através de brinquedos, jogos, desenhos, entre outros. Além disso, busca sempre através de uma escuta acolhedora e intervenções assertivas para auxiliar o paciente a desvendar sentimentos que até então é a razão da sua angustia e tristeza.

  

   

 

 


 

    CURRÍCULO
Graduanda em História (Bacharel) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), também graduanda em Marketing pela UNIASSELVI (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Busca aprimorar suas técnicas em pesquisa e seus processos de criatividade a fim de contribuir para o grupo, onde se interessou desde o primeiro momento devido a sua paixão por música durante sua vida inteira e seu desejo de trabalhar com a mesma.